Brincadeira de menina? Britânica defende a ideia de que garotas devem brincar menos com bonecas

Não existem brinquedos indicados para meninos e meninas. O ideal, defende a cientista britânica Athene Donald, é estimular, sempre, a imaginação, sem pensar em estereótipos. De acordo com ela, inclusive, as garotas deveriam brincar menos com bonecas e mais com brinquedos para os garotos.

“Criamos comportamentos sociais ao estereotipar o tipo de brinquedo com os quais os meninos e as meninas brincam quando pequenos”, salientou a docente de física experimental da Unidade de Cambridge.

“Devemos mudar a forma como vemos meninos e meninas e o que é bom para eles quando são pequenos. O tipo de brinquedo é importante? Acredito que sim”, afirmou Donald.

“Os jogos de meninas estão tipicamente relacionados com a passividade, como pentear uma boneca, por exemplo, e não com a construção, a imaginação ou a criatividade, como o Lego”, explicou.

Para ela, o tipo de brinquedo com que um menino ou uma menina brinca desde a infância contribui significativamente na construção de um entorno social que coloca as mulheres distantes de algumas profissões. Por isso, ressalta, é importante tomar cuidado com o tipo de influência que as brincadeiras passam.

“As organizações, como a Confederação da Indústria Britânica, falam constantemente de uma falta de estudantes qualificados em ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas. Porém, uma das maneiras de solucionar isso pode ser fazer com que metade da população não se sinta excluída”, defendeu.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *