Leitor de mente ajuda paraplégico a caminhar

Há dois dias atrás saiu publicado no Journal of Neuroengineering and Rehabilitation, um estudo realizado nos EUA, onde um homem com paralisia, conseguiu caminhar com a ajuda de um aparelho que lê o cérebro.Caminhou um pouco menos de quatro metros e com ajuda de aparelho ortopédico,um grande avanço e os cientistas e envolvidos estão otimistas.

Como funciona

O sistema funciona da seguinte maneira: após o aparelho capturar as ondas cerebrais da pessoa, elas são interpretadas por um computador que manda estímulos elétricos aos músculos de sua perna.

Geralmente quando existe uma lesão na medula, a transmissão de mensagens do cérebro para o resto do corpo fica impedida. Mas o cérebro em princípio possui capacidade de criar mensagens, assim como as pernas estão apta a recebê-las, sendo assim o aparelho veio para fazer essa transmissão. O que falta é achar um meio para que a pessoa possa manter o equilíbrio.

Estudo

“Mostramos que é possível restaurar o andar intuitivo, controlado pelo cérebro, após uma lesão completa na medula”, disse um dos pesquisadores, Dr. An Do.
“Esse sistema não invasivo para estimular músculos da perna é um método promissor e um avanço em relação aos sistemas atuais de controle pelo cérebro, que usam realidade virtual e exoesqueletos robóticos.”
Já Mark Bacon, da entidade Spinal Research, disse à BBC que este é um “estudo em estágio inicial interessante”.
“É interessante porque ele se afasta do campo da realidade virtual ao ativar músculos de membros inferiores em um padrão de caminhada.”
“Quanto a isso, houve sucesso. Mas caminhar de forma independente ainda está longe, até porque a questão de manter o equilíbrio não foi abordada.”

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *