Reativação do reator nuclear de Yongbyon pela Coréia do Norte
Foi anunciado hoje dia 15/9, a reativação do reator nuclear de Yongbyon pela Coreia do Norte , principal fonte de plutônio do país, que abastece o programa de desenvolvimento de armas nucleares.
“Todas as instalações nucleares em Yongbyon, incluindo a central de enriquecimento de urânio e o reator moderado a grafite de 5 megawatts, foram reorganizadas, alteradas ou reajustadas e já começaram a operar com normalidade”, anunciou o diretor do Instituto de Energia Atômica norte-coreano, em comunicado transmitido pela agência estatal KCNA.
Esta previsto pelo país, o lançamento de um satélite em breve. Esta operação visa um prévio ensaio para lançamentos de mísseis, o que poderá acarretar um novo conflito com a comunidade internacional.
O diretor da Administração Nacional para o Desenvolvimento Aeroespacial, divulgou em nota pela KCNA que o país esta em fase final de desenvolvimento de um novo satélite de observação da Terra para a previsão do tempo e outros objetivos
A previsão para o lançamento deverá ocorrer próximo a 10 de outubro, quando será comemorado 70 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores.
Entenda
O reator de Yonbyon foi desligado em 2007 como parte de um acordo internacional de desarmamento em troca de ajuda. Porém, a Coreia do Norte iniciou obras de reforma após o último teste nuclear, que aconteceu em 2013.