Deslizamento deixa 600 desaparecidos na Guatemala

Um forte deslizamento de terra na Guatemala deixou pelo menos nove mortos e 600 desaparecidos. O desastre aconteceu na última quinta-feira (1) à noite, em Santa Catarina Pinula, cidade a poucos quilômetros do centro da Guatemala.

“Oficialmente, podemos confirmar nove mortes”, disse em entrevista coletiva Alejandro Maldonado, chefe da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

De acordo com o filho do presidente Alejandro Maldonado, o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas Segundo a Conred, já foram resgatadas com vida 34 pessoas e 43 estão em um abrigadas em locais reservados pelo governo.

Equipes de resgate agora tentam encontrar sobreviventes em meio aos escombros. Aproximadamente 50 pessoas que perderam suas casas foram levadas para abrigos. O deslizamento é um dos piores na história recente do país centro-americano.

“É muito difícil o trabalho de resgate devido ao terreno acidentado, praticamente é como uma montanha”, disse à AFP Cecilio Chacaj, socorrista dos Bombeiros Municipais Departamentais.

Soterrados

“A situação é complexa porque, segundo os mapas do município, havia 68 residências na área, mas a informação que temos é que havia outra quantidade de casas informais nos morros afetadas pelo deslizamento”, disse o secretário executivo da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Alejandro Maldonado, a uma emissora local.

Mais de 100 casas podem ter sido atingidas, segundo Maldonado. Ele afirmou ainda que a prioridade é buscar pessoas debaixo dos escombros e evacuar as áreas de risco.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *