Prêmio Nobel da Medicina para a descoberta de terapias contra parasitas

O prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2015 foi concedido aos cientistas William C. Campbell, irlandês, e Satoshi Omura, japonês e Youyou Tu, chinesa. Os dois primeiros são criadores de terapias que combatem enfermidades causadas por vermes nematódeos. Youyou criou formas de combater a malária.

Os dois primeiros vencedores ficarão com metade dos 8 milhões de coroas suecas do prêmio (US$ 963 mil), enquanto Tu ficará com a outra metade.

Nova Droga

Campbell e Omura inventaram uma nova droga, chamada avermectina, que diminuiu radicalmente a incidência de oncocercose (a “cegueira dos rios”) causada pelo verme Onchocerca volvulus,e pela elefantíase, causada por vermes do gênero Filarioidea.

A chinesa Tu descobriu a artemisina, substância que combate os plasmódios, parasitas causadores da malária.

“Essas duas descobertas forneceram à humanidade novos e poderosos meios de combater essas doenças debilitantes que afetam milhões de pessoas anualmente”, disse, em nota, o comitê do Nobel. “As consequências em termos de melhora da saúde humana e redução do sofrimento são imensuráveis”, completou.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *