Pesquisadores anunciam pílula que imita efeito de exercícios no corpo

Malhar para quê?Cientistas das universidades da Dinamarca e da Austrália afirmaram terem criado uma pílula que imita os efeitos do exercício físico no corpo humano. As últimas pesquisas permitiram descobrir, pela primeira vez, o que realmente acontece dentro dos músculos no quando se pratica esportes.

“Esta nova descoberta servirá para criar uma pílula que imita os efeitos do exercício físico e recria estas ações em nosso corpo”, disse à BBC Mundo o diretor do Departamento de Fisiologia Molecular da Universidade de Copenhague, Erik Ritcher. O projeto está sendo realizado em parceria com o Charles Perkins Centre de Sidney, na Austrália.

Segundo Jorgen Wojtaszewski, outro pesquisador envolvido no projeto, a “pílula do exercício” poderia ser útil para “pessoas com graves problemas de invalidez ou obesidade mórbida”.

Críticas

A BBC ouviu especialistas em saúde e a recepção à notícia da descoberta não foi nada amigável. Para eles, nada substituiu o efeito de um exercício físico. “O exercício é insubstituível e uma pílula não poderia substituir seus efeitos”, afirmou à BBC Mundo Jesús María Pérez, gerente do Conselho Geral de Colégios de Profissionais da Educação Física e Esporte (Colef) da Espanha.

“Uma pílula não poderia substituir o exercício em competências funcionais – movimento – variáveis psicológicas – ansiedade, depressão, fadiga ou autoconfiança – e nos fatores sociais derivados da prática esportiva regular”, disse ainda.

“No mundo da condição física e nas ciências do esporte há muitos mitos e produtos de marketing que oferecem milagres que não estão baseados em provas científicas”, completou.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *