Sírios estão morrendo de fome em Madaya

A cidade próxima à capital Damasco, Madaya, é um dos cenários mais chocantes desde o início da guerra civil no país. As informações são da BBC. Lá, os moradores estariam comendo grama e até gatos para sobreviver.

“As pessoas estão morrendo. Elas estão comendo coisas do chão. Estão comendo cães e gatos”, afirmou uma ativista cuja família está em Madaya.

Segundo relatos, há situação semelhante em dois vilarejos xiitas no norte do país, que são alvo de um longo cerco por parte dos rebeldes. Nestes locais, asseguram, osmoradores têm se alimentado de grama para sobreviver.

A ONU avisou que todos os lados envolvidos no conflito no país vêm abrindo mão de táticas de guerra e isolando cidades, o que viola leis internacionais de direitos humanos.

O Programa Alimentar Mundial, agência da ONU para o combate à fome, e a Cruz Vermelha apontaram que a situação de determinadas localidades é “extremamente alarmante”.

Ainda segundo ONU, das 4,5 milhões de pessoas estão vivendo em áreas “de difícil acesso” na Síria. Além disso, cerca de 400 mil estão sitiadas.

Em seu mais recente relatório sobre a situação no país, divulgado em dezembro, o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, afirmou que “os lados do conflito continuam a restringir parcial ou totalmente o acesso a áreas sob cerco militar”.

O documento aponta que as agências da ONU enviaram o último volume de auxílio insignificante para estas 400 mil pessoas em novembro do ano passado.

“Em setembro, a assistência sanitária, de alimentos e de água chegou a cerca de 7,8 mil pessoas em uma localidade sitiada. Em outubro, 10,5 mil pessoas em locais sitiados receberam comida, itens de saúde e outros produtos básicos e cerca de 16,7 mil receberam água, itens sanitários e de higiene. Em novembro, 1.077 crianças receberam livros didáticos e 50 receberam roupas de frio”, destaca o texto.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *