Coreia do Norte lança foguete e países vizinhos condenam a ação

A Coreia do Norte disse, no último domingo (7), que lançou, com sucesso, um foguete de longo alcance, colocando-o em órbita um satélite espacial. A ação é considerada pela comunidade internacional um teste secreto de mísseis.

A televisão estatal norte-coreana fez um anúncio especial informando que o país colocou em órbita seu satélite de observação terrestre. O sistema entrou em órbita nove minutos e meio depois da decolagem e circula sobre a terra a uma altitude de cerca de 500 km, de acordo com Administração para o Desenvolvimento Aeroespacial Nacional da Coreia do Norte divulgado pela “KCTV“.

Os países vizinhos da Coreia do Norte, o Reino Unido e os Estados Unidos consideram a ação uma afronta. Para eles, a Coreia do Norte está desacatando as sanções da ONU.

O organismo norte-coreano informou que o Kwangmyongsong-4 leva “aparelhos de medição e de telecomunicações necessários para a observação da Terra”.

A situação preocupou tanto que Japão, EUA e Coreia do Sul requisitaram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU .

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também condenou com força o lançamento do satélite pela Coreia do Norte e pediu ao país que “suspenda suas ações provocativas”, informou a assessoria de imprensa do órgão. 

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *