Coreia do Norte ordena saída de sul-coreanos de Kaesong

A Coreia do Norte ordenou a retirada imediata de todos os sul-coreanos que ocupam o parque industrial de Kaesong, símbolo de cooperação das Coreias durante mais de uma década. O governo do país anunciou que vai confiscar todo o material deixado no complexo.

O anúncio do Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia é uma resposta à decisão de Seul de suspender as operações no complexo industrial, que fica em território norte-coreano.

Em um comunicado publicado pela agência oficial norte-coreana KCNA, o Comitê destaca que fechará Kaesong e transformará o lugar em zona militar. Foi anunciado ainda o fim de todas as comunicações militares com a Coreia do Sul e o fechamento de um túnel que liga os dois países por meio da cidade de fronteira de Panmunjom.

Os sul-coreanos receberam a ordem de abandonar Kaesong antes das 17h locais (6h30 de Brasília).Eles podiam levar do local apenas pertences pessoais, conforme determinação.

Reações

Depois do anúncio do Norte, a Coreia do Sul declarou que sua prioridade máxima é o retorno seguro de seus cidadãos. Dezenas de caminhões sul-coreanos já voltaram ao país pela fronteira no início desta quinta-feira (11), repletos de mercadorias e equipamentos, depois de Seul comunicar sua saída.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *