Governo americano pede US$ 1,8 bi para combater zika no país
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai pedir ao Congresso para libertar US$ 1,8 bilhão para financiar ações de prevenção ao vírus Zika. O anúncio foi realizado pela Casa Branca, em comunicado.
A maioria dos registros de infeção pelo vírus nos Estados Unidos é de pessoas que viajaram para as zonas mais infestadas pelos mosquitos, que transmitem a doença. Além disso, as autoridades sanitárias norte-americanas confirmaram ainda um caso de transmissão por contato sexual.
A verba deverá ser utilizada para preparar melhor o país para o impacto da doença. A preocupação maior é que os casos estão se propagando muito rapidamente na América do Sul e Central, bem como em Porto Rico, que é um território norte-americano.
As autoridades temem principalmente que, com a chegada da primavera e o verão, os mosquitos do zika cheguem aos estados meridionais dos Estados Unidos.
Vale lembrar que Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou, em 1º de fevereiro, estado de emergência internacional por causa da provável relação entre o zika e a microcefalia.