No mundo, cinco mulheres morrem por hora vítimas da violência doméstica

No Dia Internacional da Mulher, o dado da ONG Action Aid revela que há pouco a ser comemorado. A violência doméstica ainda é responsável pela morte de cinco mulheres por hora no mundo. A análise foi feita com base em estudo global de crimes das Nações Unidas e indica um número estimado de 119 mulheres assassinadas diariamente por um parceiro ou parente.

Até 2030, prevê a ONG, mais de 500 mil mulheres serão mortas por seus parceiros ou familiares. Por isso, o documento faz um apelo a governos, doadores e à comunidade internacional no sentido de dar prioridade a ações que preservem os diretos das mulheres.

O estudo considera dados levantados em 70 países e revela que, apesar de diversas campanhas pelo mundo, a violência e a ameaça continuam sendo parte do cotidiano das mulheres.

A intenção do relatório é fazer um levantamento sobre as diversas formas de violência que a mulher sofre no mundo. Na África, por exemplo, temos países que até hoje têm práticas de mutilação genital. Aqui, na América Latina, o Brasil é o quinto país em violência contra as mulheres. Segundo dados do Instituto Avon, três em cada cinco mulheres já sofreram violência nos relacionamentos em nosso país”, destaca a assistente do programa de direitos das mulheres da Action Aid Brasil, Jéssica Barbosa.

O relatório considera as diferenças regionais entre os países e, além disso, aponta o universo de denúncias subnotificadas, de mulheres que sofrem assédio e estupro, por exemplo, e não denunciam.

A forma de contar é sempre muito difícil, existe uma cultura de silenciar a violência contra a mulher. É a cultura da naturalização, onde há um investimento social para naturalizar a violência contra a mulher com o que se ouve na música, nas novelas, na rua. Tudo isso é muito banalizado e a mulher se questiona: ‘será que o que aconteceu comigo foi uma violência? Será que se eu denunciar vão acreditar em mim?”, afirma Jéssica Barbosa.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *