El tem mais de 400 integrantes treinados para ataques terroristas

O Estado Islâmico” treinou centenas de militantes para realizar atentados em solo europeu, afirma a agência AP. O grupo de terroristas que atacaram Paris e Bruxelas teria centenas de células espalhadas por vários países.

Segundo a agência, seriam mais de 400 militantes treinados para executarem atentados na Europa.

Apesar de estar perdendo seguidores na Síria e no Iraque, a rede de células ágeis e semiautônomas está se espalhando rapidamente pela Europa. Os terroristas teriam, inclusive, liberdade para escolher a hora, lugar e método dos ataques.

As fontes da agência são autoridades de inteligência europeias e iraquianas, além de um legislador francês que acompanha as atividades dos grupos jihadistas. De acordo com eles, há campos de treinamento da Síria, Iraque e, provavelmente, em locais do antigo bloco soviético, os integrantes são treinados para atingir o Ocidente.

Terroristas espalhados mundo afora

Antes de ser morto pela polícia, o líder dos ataques de Paris de 13 de Novembro contou que havia entrado na Europa num grupo multinacional de, aproximadamente, 90 militantes, que estariam dispersos “mais ou menos em todos os lugares”.

Após fugir de Paris imediatamente após os atentados de novembro, Salah Abdeslam, preso na última sexta-feira (18), fundou uma nova rede no bairro de sua infância, Molenbeek, há muito conhecido como um paraíso para os jihadistas.

“Ele não só conseguiu fugir, mas também organizou outro ataque, com cúmplices em todos os lugares”, salientou a senadora francesa Nathalie Goulet, colíder de uma comissão de investigação de redes jihadistas.

Ainda segundo as fontes da agência AP, cerca de 5 mil europeus foram para a Síria com a intenção de se tornarem combatentes. “A realidade é que se soubéssemos exatamente quantos eles eram, isso tudo não estaria acontecendo”, destacou a senadora.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *