Vice-presidente do Facebook na América Latina é preso pela PF

A Polícia Federal prendeu o vice-presidente do Facebook na América Latina, o argentino Diego Jorge Dzodan, na manhã desta terça-feira (1). Ele foi detido quando estava indo para o seu escritório, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. Depois de ser ouvido na Superintendência da PF, na Lapa, o empresário foi transferido ao CDP (Centro de Detenção Prisional).

De acordo com nota da PF, o pedido de prisão preventiva foi expedido pelo juiz criminal da Comarca de Lagarto (SE), Marcel Maia Montalvão. A decisão foi tomada após “reiterado descumprimento de ordens judiciais, que solicitavam informações contidas na rede social para produção de provas a serem usadas em investigação de crime organizado e tráfico de drogas”.

A Justiça havia pedido informações com os endereços físicos de onde os traficantes trocavam mensagens tanto pelo Facebook quanto pelo Whatsapp, aplicativo que também pertence ao Facebook.

Segundo a chefe de comunicação da PF de Sergipe, Mônica Horta, Dzodan foi procurado três vezes pela Justiça nos últimos meses para prestar esclarecimentos.

O Facebook, de acordo com a chefe de comunicação da PF, não poderia deixar de fornecer os dados alegando descumprimento de sua política de privacidade. “Ordem judicial deve ser cumprida por toda empresa. Já emitimos ações similares contra empresas de e-mails, que respeitaram a ordem”, lembrou.

Para empresa, ação da PF é “desproporcional”

Em nota divulgada na tarde de hoje, a empresa salientou que “sempre esteve e sempre estará disponível para responder às questões que as autoridades brasileiras possam ter”.

“Estamos desapontados com a medida extrema e desproporcional de ter um executivo do Facebook escoltado até a delegacia devido a um caso envolvendo o WhatsApp, que opera separadamente do Facebook”, destacou em nota o Facebook.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *