Europa pode ter surto de zika vírus nos próximos meses

O vírus da zika deve se espalhar pela Europa nos próximos meses à medida que o clima no continente esquenta. A doença está ligada a casos de microcefalia em recém-nascidos em diversos países, principalmente o Brasil. O risco de expansão na região, porém, ainda é considerado baixo, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Há um risco de propagação do vírus da zika vírus na região europeia e o risco varia de país para país”, explicou Zsuzsanna Jakab, diretora regional da OMS para a Europa.

O risco é maior em áreas onde o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus, tem brechas para se desenvolver, em particular na Ilha da Madeira, em Portugal, e na costa nordeste do Mar Negro, que percorre países como a Geórgia e a Rússia.

“Pedimos particularmente a países com riscos altos para fortalecerem suas capacidades nacionais e priorizarem as atividades que podem prevenir um grande surto de Zika”,salientou.

O braço europeu da OMS cobre 53 países e a população soma 900 milhões de pessoas.

Entenda

O grande surto de Zika, que atingiu principalmente o Brasil, alertou o mundo inteiro. O vírus está relacionado a milhares de casos de má-formação cerebral em bebês de mulheres que foram infectadas pelo vírus enquanto gestantes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *