França recebe encontro para retomar processo de paz entre Israel e Palestina
Representantes de trinta países ocidentais, árabes, da ONU e da União Europeia (UE) confirmaram, nesta sexta-feira (3), o apoio à solução de dois Estados, israelense e palestino. Todas as partes se comprometeram em tentar convencer as duas regiões a retomar as negociações de paz, em uma reunião para discutir o conflito israelense-palestino.
A reunião ocorre sem os dois principais afetados e a ideia é, antes de tudo, reafirmar o compromisso internacional em favor da solução de dois Estados.
“A perspectiva de dois Estados está em grave perigo e a situação se aproxima de um ponto de não retorno”, apontou o chefe da diplomacia francesa, Jean-Marc Ayrault. A declaração foi feita após uma reunião na presença de ministros e representantes de quase 30 países e organizações internacionais em Paris.
“É necessário atuar urgentemente para preservar a solução dos dois Estados, reanimá-la antes que seja muito tarde”, salientou,m ao sair de uma conferência, reiterando a vontade francesa de organizar uma reunião entre israelenses e palestinos até o fim do ano.
Revisão de plano antigo
A ideia do encontro é “revisar” um antigo plano abandonado desde a Primavera Árabe e a explosão dos conflitos regionais, segundo o chefe da diplomacia francesa, Jean-Marc Ayrault.
A Organização de Libertação da Palestina (OLP) disse que o evento é “uma etapa muito importante”.
Na avaliação do porta-voz do ministério israelense de Relações Exteriores, Emmanuel Nahshon, a “reunião de Paris entrará para a história como uma que só teve como consequência endurecer as posições palestinas e afastar as perspectivas de paz”.