No discurso de estreia, Serra culpa Lula pela crise econômica

Na quarta-feira (4), o senador José Serra (PSDB-SP) aproveitou seu primeiro discurso da tribuna do plenário para fazer uma análise histórica da situação econômica do país e atribuiu aos governos petistas, em especial ao ex-presidente Lula, a culpa pelos problemas atuais. O senador paulista, que disputou com Lula a Presidência da República em 2002 e 2003, disse que “estamos diante de uma crise econômica de grande tamanho e não me lembro de uma crise tão acentuada e tão difícil quanto esta na economia brasileira”.
Na opinião do senado paulista, “O governo Lula cometeu a façanha de fazer uma política de juros em elevação, apesar da abundância de dinheiro externo. Em geral, o governo procura subir juros quando tem escassez de divisas e precisa atrair dinheiro. Então, precisa criar um diferencial entre a taxa doméstica de juros e a taxa internacional. Mas naquela época, nós estávamos nadando em divisas, não era necessário subir os juros”, emendou.

DESINDUSTRIALIZAÇÃO

Na análise do tucano, os problemas na área econômica tiveram origem no segundo mandato do ex-presidente Lula (2007-2011). “Na verdade, um pouco antes, da segunda metade da década passada. Foi nessa oportunidade que, de alguma maneira, se pôs o ovo da serpente da nossa crise. E olhem que a economia brasileira, na década passada, enfrentou ou desfrutou de uma situação de bonança externa como não houve no século 20 inteiro”, ressaltou.

“O governo Lula cometeu a façanha de fazer uma política de juros em elevação, apesar da abundância de dinheiro externo. Em geral, o governo procura subir juros quando tem escassez de divisas e precisa atrair dinheiro. Então, precisa criar um diferencial entre a taxa doméstica de juros e a taxa internacional. Mas naquela época, nós estávamos nadando em divisas, não era necessário subir os juros”, emendou.
Entre as consequências geradas com a manutenção dos juros altos, segundo Serra, está uma possível desindustrialização do País. “O Brasil se desindustrializou sob o ímpeto dessa política, paradoxalmente, comandada, não digo nem que conscientemente, por um ex-operário industrial, que comandou a desindustrialização brasileira”, criticou.

Ao falar sobre o atual governo Dilma, José Serra considerou que a petista utilizou os mesmos artifícios na área econômica, mas num cenário mundial diferente. “A Dilma teve, também, uma colher de chá da oposição, uma oposição pouco veemente para o desgoverno que já caracterizou o seu período de administração. Mas o governo foi fraco e, principalmente, diante dos desafios que se lhe apresentavam. Afinal de contas, governo existe para antecipar os acontecimentos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *