Lobista afirma ter aberto conta na Suíça para pagar propina a Cunha

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebia propina por meio de uma conta na Suíça. A afirmação é do empresário João Henriques. O lobista afirmou à Polícia Federal teria aberto essa conta na Suíça transferir dinheiro a Cunha.
João Henriques não falou de valores e nem a data. De acordo com ele, a suposta transferência está ligada a um contrato da Petrobras que tratava da compra de um campo de exploração em Benin, na África.

O relato, feito na última sexta-feira (25), amplia as suspeitas sobre o presidente da Câmara. Antes,o empresário Júlio Camargo e o lobista Fernando Falcão Soares, conhecido como Fernando Baiano, afirmaram que Cunha recebeu US$ 5 milhões em propinas na contratação de navio sonda da Petrobras, em 2006.

O presidente da Câmara chegou a ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por corrupção e lavagem de dinheiro. No entanto, o parlamentar nega qualquer ato ilícito e afirma que “não é comentarista de delação”.

Detalhes

Segundo João Henriques, o repasse a Cunha foi um pedido de Felipe Diniz, filho do ex-deputado Fernando Diniz (PMDB-MG) – morto em 2009. O lobista está preso há uma semana. Ele afirmou ainda que não sabia quem era o destinatário da suposta propina.

“Em relação à aquisição pela Petrobrás do campo de exploração em Benin, a pessoa que lhe indicou a conta para pagamento foi Felipe Diniz; que Felipe Diniz era filho de Fernando Diniz; que Felipe enfrentava dificuldades econômicas; que a conta indicada para o pagamento pertencia a Eduardo Cunha; que o interrogando só veio a saber disso na Suíça, em virtude do processo de bloqueio de contas que enfrentou; que reforça que somente soube da titularidade da conta há cerca de 2 meses; que nunca teve qualquer relação com Eduardo Cunha; que não sabe o motivo pelo qual Felipe Diniz indicou a conta de Eduardo Cunha para o recebimento de valores no exterior”, relatou.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *