Morre Carlos Manga

O diretor, produtor, roteirista de cinema e TV, Carlos Manga morreu nesta quinta feira (17), aos 87 anos, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde morava. A causa da morte não foi informada pela família.

Manga nasceu no ano 1928, no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira como bancário, chegou a cursar a faculdade de Direito, mas acabou indo para o cinema Atlântida para trabalhar no almoxarifado. A partir daí, foi crescendo na carreira artística: contrarregra, assistente de montagem até chegar a diretor.

Na TV, dirigiu programas humorísticos como “Chico City”, “Os Trapalhões” e “Zorra Total, além de programas de auditórios como o “Domingão do Faustão entre outros, incluindo novelas e minisséries.

No cinema, Carlos Manga dirigiu 32 filmes e é visto como um dos grandes diretores de chanchada do cinema brasileiro. Ele trabalhou com os atores Oscarito e Grande Otelo.

Iniciou na TV a convite de Chico Anysio em 1960, na antiga TV Rio. Depois, foi para Excelsior, chegando ao cargo de diretor geral. Trabalhou com Manoel Carlos e Jô Soares na TV Record em São Paulo. No ano 1980 iniciou sua trajetória na Globo.

Fez parte de vários projetos e dentre eles “Agosto” (1993), “Memorial de Maria Moura” (1994) e “Engraçadinha…Seus Amores e Seus Pecados” (1995).

Na área de direção de núcleo comandou duas novelas “Anjo Mau” (1997), feita por Maria Adelaide Amaral, e “Torre de Babel” (1998), de Silvio de Abreu. Além do programa do Faustão (1989), esteve à frente de “Sandy & Júnior” (1999) e “Sítio do Pica-Pau Amarelo” (2001).

Conheceu a Cinecittá e trabalhou com Federico Fellini, seu grande ídolo, quando morou na Itália nos anos de 1970.

Homenagens

Em 2006, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, o diretor fez uma participação como si mesmo na novela “Belíssima” (2006), de seu amigo Silvio de Abreu. No ano seguinte, foi homenageado com o primeiro troféu Oscarito, no Festival de Gramado.

Em 2012 quando foi exibido o seriado “Dercy de verdade”, quem fez o papel de Carlos Manga foi o ator Danton Mello. Sendo que Manga foi responsável pela primeira aparição da comediante Dercy Gonçalves quando foi produtor da TV Excelsior.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *