Meta fiscal deve passar por nova revisão, admite Jaques Wagner

Ao que tudo indica, o governo federal deverá revisar a meta de economia do Orçamento de 2015 para pagar os juros da dívida pública. Pelo menos foi o que admitiu o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, nesta segunda-feira (19). Caso isso ocorra, esta seria a segunda revisão feita pelo Executivo neste ano.

Inicialmente, a previsão original era de um superávit primário de R$ 66,3 bilhões (1,19% do PIB). Em julho deste ano, houve a primeira revisão da meta para R$ 8,747 bilhões, o equivalente a 0,15% do PIB.

A informação também foi dada pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Segundo ele, o governo estaria avaliando junto ao Congresso a necessidade de revisar a meta fiscal de 2015.

Projeto de lei

De acordo com o governo, será encaminhado ao Congresso um novo projeto de lei propondo a alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que pretende reduzir a previsão de resultado primário.

Além disso, haverá redução da meta fiscal de 2016 e 2017 para, respectivamente, 0,7% e 1,3% do PIB. Anteriormente, a meta para cada um dos próximos dois anos era de 2% do PIB.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *