País registra perda de 95 mil empregos em setembro

Pelo sexto mês seguido, o Brasil demitiu mais do que contratou. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os postos de trabalho do país perderam 95.602 vagas formais de emprego em setembro. O resultado é o pior para o mês desde 1992.

Com o resultado de setembro, apontam os dados, o país soma o fechamento de 657.761 postos em 2015. Se contabilizados os últimos 12 meses, até setembro, foram perdidos 1.238.628 postos de trabalho.

A retração no número de empregos formais resultou ainda no recuo de carteiras assinadas. Em setembro do ano passado, eram 41,78 milhões de pessoas com emprego formal no país. O número caiu para 41,09 milhões em setembro deste ano.

Serviços e construção civil demitiram mais

Serviços e construção civil foram os setores que mais fecharam postos de trabalho. O primeiro com 33.535 postos a menos. O segundo com menos 28,2 mil vagas. Em terceiro lugar, vem o comércio, com perda de 17.253 vagas.

Ainda segundo os dados, a retração de vagas concentrou-se na região Sudeste (-88 mil vagas) e Sul (-21 mil). O Centro-Oeste e o Norte somam mais de 11 mil vagas a menos. Já o Nordeste registrou aumento no nível de emprego, com a ampliação de 26.118 postos no mês passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Brasil News

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.