Governo anuncia plano de recuperação da Bacia do Rio Doce
A presidente Dilma Rousseff anunciou o plano de recuperação da Bacia do Rio Doce, atingido pelo rompimento de uma barragem de rejeito da mineradora Samarco na região de Mariana, em Minas Gerais. A expectativa é de que se leve ao menos uma década para a revitalização do Rio Doce.
De acordo com Dilma, o programa de recuperação será elaborado pelo governo federal junto com os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo. “Esse rio tem em torno dele uma das maiores concentrações de mineradoras e siderúrgicas do Brasil. Uma série de processos levou a essa situação. Se houve essa calamidade, temos que dar um exemplo e recuperar esse rio, revitalizá-lo. Uma parte muito expressiva (da recuperação) terá de ser feita por ressarcimento da empresa”, disse.
Custos estão sendo levantados
Dilma explicou ainda que o governo está estudando como esse plano será custeado. “Amanhã faremos reunião entre a Advocacia-Geral da União, os procuradores dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Eles vão avaliar a arquitetura jurídica de todos os problemas, os emergenciais e o do plano de recuperação do Rio Doce”, destacou.
A presidenta ressaltou que o monitoramento da qualidade da água para abastecimento das cidades atingidas e o risco de rompimento de novas barragens estão sendo monitorados constantemente.