Funcionários da Samarco voltam a trabalhar
Após mais de dois meses parados, os empregados da mineradora Samarco retornaram ao trabalho, nesta segunda-feira (11), em Mariana, em Minas Gerais. Eles estavam afastados de seus cargos desde o rompimento da barragem de Fundão, no dia 5 de novembro de 2015.
Por enquanto, os trabalhadores devem atuar apenas na limpeza e na manutenção dos equipamentos. Na Unidade de Germano, em Mariana, a volta ao trabalho ocorre em dois turnos. De manhã, mil funcionários foram recebidos. À tarde, a previsão é que outros 500 voltem à empresa. No Espírito Santos, outros três mil funcionários atuam na indústria de pelotização.
Histórico
Desde que a barragem de Fundão se rompeu, 17 corpos, vítimas do desastre, foram identificados. Entre eles, estão 12 trabalhadores da mineradora.
Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho (TAC) deu à empresa o direito de dispensar até 3% do quadro de funcionários até o dia 1º de março. Na proposta, o percentual foi reduzido para 1%. Há ainda um prazo de manutenção dos empregos que foi estendido até 25 de abril (se iniciado em 25 de janeiro), com mais três meses de estabilidade, que vencem em 25 de agosto.