CNJ definirá as regras para trabalho de casa no Judiciário

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça – CNJ irá avaliar a proposta de resolução para regulamentar o teletrabalho ou home office de servidores dos tribunais do País. O texto passou por consulta pública, recebendo cerca de 180 sugestões, e foi aprovado pela Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ. A ideia estabelecer critérios para selecionar quem poderá trabalhar de casa.

A redação ainda não foi divulgada, mas pretende-se dar autonomia para cada corte definir como será aplicado o sistema. O que já se sabe é que haverá prioridade para servidores com deficiência ou em situações familiares especiais. Cada corte também poderá decidir se o trabalho será exclusivamente remoto ou se aplicará um sistema misto.

Conforme o advogado e professor Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o trabalho remoto à distância, ou teletrabalho, é uma inovação que vem se tornando comum no serviço público.

“Há, de fato, carreiras que dispensam a necessidade física do servidor naquele ambiente. Com isso, o Poder Público poderá economizar grandes montantes que seriam investidos com equipamento, mobiliário, luz, água, telefone, material de escritório, entre outros”, observa.

Para o especialista, em vez de trabalhar com horário estipulado, passa-se a atuar com base em metas de produtividade. “Isso pode garantir mais eficácia no trabalho, já que é o próprio servidor que define o momento que considera mais oportuno para desempenhar a atividade. Há de se ponderar, contudo, os impactos dessa liberdade no desenrolar das atividades e na convergência dos objetivos da instituição, de modo a não haver prejuízo ao serviço público”, conclui Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

3 thoughts on “CNJ definirá as regras para trabalho de casa no Judiciário

  • 24/02/2016 em 15:43
    Permalink

    Confesso, que não entendi, haverá demissão de Servidores, e automatizado o serviço Público, isso é no minimo estranho, gostaria que fosse mais claro a respeito, esta parecendo uma tremenda maracutaia contro o já ferrado Servidor Público.

    Resposta
    • 26/02/2016 em 11:10
      Permalink

      José, pelo que entendi não se trata de corte de servidores, mas, sim, “côrte” no sentido de tribunal. O nosso acordo ortográfico, que aboliu com o acento circunflexo nestes casos, acaba fazendo falta, né?

      Resposta
    • 26/02/2016 em 15:46
      Permalink

      Boa tarde, José,

      O senhor Carlos está correto, se trata de Corte. O CNJ irá analisar a possibilidade de servidores do judiciário trabalharem de casa. A ideia é que a possibilidade priorize os servidores com deficiência física ou os que possuem algum familiar que necessite de cuidados. Aparentemente é uma medida boa.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *