Projeto de Lei cria nova modalidade de licitação para estatais

O Projeto de Lei – PL nº 397/2015, que tramita na Câmara dos Deputados, prevê a criação do Estatuto Jurídico das Empresas Públicas e das Sociedades de Economia Mista. Dentre as previsões está a alteração no processo licitatório realizado pelas empresas estatais. O texto traz também dispositivos sobre a função social destas empresas, os mecanismos de controle e os conselhos de administração. O projeto será analisado no Plenário da Câmara. Se aprovado, segue para o Senado.

O PL cria a contratação semi-integrada, que define as situações em que as estatais estão dispensadas de realizar disputa de preços e será a modalidade preferencial. A contratação semi-integrada é um meio termo entre duas modalidades já previstas na legislação: a contratação integrada – quando a empresa vencedora se incumbe desde os projetos básico e executivo até a obra –, e a tradicional, em que os projetos já fazem parte do edital de licitação. Na nova modalidade, a estatal elabora o projeto básico antes da licitação.

O texto, no entanto, permite que o projeto seja alterado posteriormente pela empresa vencedora do certame, desde que se justifique a necessidade da mudança em termos de redução de custos, aumento de qualidade, redução do prazo de execução e facilidade de operação.

Necessidade de reforma na 8.666

O Projeto de Lei nº 397/2015 foi elaborado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apurou irregularidades na Petrobras. A CPI mista foi relatada pelo deputado Marco Maia (PT-RS). A proposta aproveita dispositivos do Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC, previsto na Lei 12.462/11, e da Lei de Licitações, Lei nº 8.666/1993.

Para o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, há muito tempo, propostas legislativas diversas discutem alterações da Lei nº 8.666/1993. A criação do Regime Diferenciado de Contratação, por exemplo, foi uma medida que trouxe novos componentes ao processo de compras públicas.

“Ocorre que a efetividade de alterações pontuais no marco legal é questionável. É hora dos parlamentares discutirem o projeto de Consolidação das Leis de Licitação. Só assim, daremos um novo salto qualitativo no processo de aquisição de bens pelo Poder Público”, acredita Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *