Seis condenados no mensalão são perdoados pelo STF

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), ofereceu, nesta terça-feira (22), perdão da pena a seis condenados no mensalão do PT. São eles: os ex-deputados federais Roberto Jefferson (PTB-RJ), Bispo Rodrigues (PR-RJ), Pedro Henry (PP-MT) e Romeu Queiroz (PTB-MG); o executivo do extinto Banco Rural Vinícius Samarane; e o advogado Rogério Tolentino

A decisão foi tomada duas semanas depois que o plenário da Corte, formado pelos 11 ministros, ter aceitado pedido de indulto do ex-parlamentar João Paulo Cunha (PT-SP), também condenado no mensalão.

Na avaliação de Barroso, os condenados atendem aos requisitos previsto no decreto do indulto, editado em dezembro pela presidente Dilma Rousseff, que perdoa penas de presos em diversas situações. Todos já cumpriram mais de um quarto da punição e estão em regime aberto ou liberdade condicional.

Vale ressaltar que quem consegue indulto é liberado de cumprir o restante da pena e fica quite com a Justiça, sem a obrigação de se apresentar periodicamente a um juiz.

Também já obtiveram o indulto o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas. O ex-ministro José Dirceu, atualmente em prisão preventiva, não conseguiu o perdão do STF por conta de suspeitas de que teria continuado a cometer crimes após condenado.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *