CGU atende manifestações de ouvidoria por rede social
Aproveitando o sucesso das redes sociais e a facilidade na comunicação que elas proporcionam, a Controladoria-Geral da União – CGU desenvolveu a proposta de auxiliar os cidadãos pelo Facebook. A ação é iniciativa em parceria com a Ouvidoria-Geral da União – OGU e facilita o processo de envio de solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios da população, por meio de mensagem privada. Desde agosto do ano passado, já foram realizados mais de 300 atendimentos.
Em 22 de março, a CGU publicou uma imagem explicando como as pessoas podem denunciar as irregularidades com recursos federais. O post teve como intuito reforçar a ação e instruir cidadãos que desconhecem a iniciativa. Até o momento, a publicação alcançou mais de 223 mil pessoas, com cerca de 1,6 mil curtidas e 2 mil compartilhamentos.
O cidadão interessado em enviar manifestação deve enviar mensagem privada para o perfil da Controladoria-Geral da União, que será registrada no Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal – e-OUV. Em seguida, será encaminhado número de protocolo ao cidadão para que acompanhe o processo e receba resposta para sua demanda. É importante ressaltar que a resposta sobre análise da manifestação será feita pelo e-OUV.
Contato com a Administração Pública
Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a iniciativa foi saudada por usuários por ampliar os canais de participação popular e por modernizar a Administração Pública.
“Tais avaliações são pertinentes. Quanto mais canais de contato entre a Administração e seus Administrados, mais possibilidades de uma adequada prestação de serviço”, afirma.
O professor explica, também, que é preciso, porém, que haja uma resposta efetiva a esta solicitação dos cidadãos. De nada adiantaria se tais mecanismos fossem criados e não houvesse respostas equivalentes.
“Uma ouvidoria pública atua no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados”, observa.
Ouvidoria da CGU
A Ouvidoria-Geral da União, ligada à Controladoria-Geral da União, é responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões e pedidos de informação referentes a procedimentos e ações de agentes, órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.
Para facilitar o contato com os órgãos do Poder Executivo Federal, a CGU desenvolveu um sistema eletrônico – e-Ouv para recebimento e análise de manifestações. Esta ferramenta funciona de forma integrada, pois permite escolher para qual órgão direcionar uma manifestação.