Porto do Pecém passará por licitação para ampliar área

O Porto do Pecém, localizado no Ceará, passará por ampliação na área de contêineres. A Companhia de Integração Portuária do Ceará – Cearáportos abriu processo licitatório para contratar o serviço de cargas perigosas no Terminal, o que gerará a ampliação na área. As propostas devem ser enviadas até o dia 3 de junho.

A área já está em processo de expansão, com a construção de três berços de atracação, estando dois deles já prontos. O último deverá ser entregue ainda em novembro deste ano. O presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, explica que as obras planejadas já estão 80% prontas.

“Estamos preparados para atender a Companhia Siderúrgica do Pecém e novos investimentos que venham a se instalar no complexo, mas vale ressaltar que isso é apenas o começo do que planejamos”, declarou.

O terminal portuário está localizado no distrito de Pecém, no município cearense de São Gonçalo do Amarante, uma área estratégica para a movimentação de cargas para a Europa e Estados Unidos. O terminal foi projetado como um porto que permite a atracação de navios a certa distância da costa, dando acesso a navios de maior calado, com capacidade para transportar grandes cargas. Com isso, a acostagem às instalações se dá de forma direta, não havendo canal de acesso, nem bacia de evolução. O porto conta com um Terminal de Insumos e Produtos Siderúrgicos e Carga Geral, um Terminal de Petróleo/Derivados e Granéis Líquidos, ponte de acesso de 2.142 metros de extensão, pátio de armazenagem de cargas e píer de rebocadores.

Recentemente, foi implantada a correia transportadora com 6 km de extensão e capacidade para movimentar 2.400 toneladas por hora; e o Terminal de Múltiplas Utilidades, que vai quintuplicar a capacidade na movimentação de contêineres, passando das atuais 150 mil contêineres/ano para uma projeção de movimentação estimada em 750 mil unidades por ano.

Setor em expansão

Para o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o setor portuário brasileiro está em franca expansão, promovendo os mecanismos logísticos e estruturais para a expansão da economia nacional por meio das exportações de produtos.

“A cada dia, os governantes enxergam com mais clareza a necessidade de ampliação dos modais viários nacionais rumo aos portos, porta de saída da produção nacional. Pensando no setor em crescimento, recentemente lançamos o livro Portos – Legislação, coordenado por mim e assinado pelos advogados Victor Scholze, Cristiana Muraro e Murilo Jacoby Fernandes. A obra reúne os principais dispositivos normativos no âmbito de portos, com destaque para a Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013”, conclui Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *