TCU alerta sobre descumprimento de obrigações no pregão eletrônico

Recentemente, por meio do Acórdão nº 185/2017 – Plenário, o Tribunal de Contas da União – TCU dispensou os órgãos públicos de enviarem ao Tribunal os autos relativos à instauração de processo administrativo. O objetivo desse envio é comprovar a aplicação do art. 7º da Lei nº 10.520/2002. Assim, determinou que a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento que inserisse aviso no Comprasnet informando aos órgãos sobre a situação.

O art. 7º determina que “quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedido de licitar e contratar com a União, estados, DF ou municípios e, será descredenciado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – Sicaf, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores, pelo prazo de até cinco anos, sem prejuízo das multas previstas em edital e no contrato e das demais cominações legais”.

Em 2015, o TCU publicou o Acórdão nº 754/2015 – Plenário, que recomendou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, ao Conselho Nacional de Justiça, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados que orientem os gestores para que autuem no processo administrativo.

Pregão: procedimento administrativo

O advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes destaca que a Lei de Licitações é o marco central diretivo da Administração Pública no processo de aquisição de bens e serviços.

“Ali estão insculpidos os princípios que deverão ser observados pelos gestores ao realizarem as compras públicas. Mas ela não é a única a reger o tema. A Lei nº 10.520/2002 instituiu a modalidade de licitação denominada pregão para aquisição de bens e serviços comuns. A própria lei considera bens e serviços comuns aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital por meio de especificações usuais no mercado”, explica.

Conforme o professor, para fins conceituais, pode-se definir o pregão como o procedimento administrativo por meio do qual a Administração Pública, garantindo a isonomia, seleciona fornecedor ou prestador de serviço visando à execução de objeto comum no mercado, permitindo aos licitantes, em sessão pública presencial ou virtual, reduzir o valor da proposta por meio de lances sucessivos.

A Lei nº 10.520/2012 trata das fases preparatórias para o pregão eletrônico, também denominada de fase interna, e da fase externa do pregão, iniciada com a convocação dos interessados em participar do processo. A norma também traz punições para aqueles que, uma vez selecionados pela Administração, não cumprirem os seus deveres. Como destacado no art. 7º”, ressalta Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *