TCU discute auditoria no setor público

O Tribunal de Contas da União – TCU vai promover, no próximo dia 7 de junho, o Seminário Internacional de Auditoria, sediado no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília. O evento tem o objetivo de disseminar boas práticas e normas internacionais de auditoria do setor público.

O evento contará com a participação de vários países e intensificará a troca de experiências em temas atuais e desafiadores, como o desenvolvimento profissional de auditores e a implementação de novas técnicas e métodos de auditorias, em especial, os destinados à fiscalização financeira no setor público, além de certificação de dados de desempenho das unidades prestadoras de contas.

No texto de lançamento do evento, a Corte destaca que o TCU acredita que a troca de conhecimento entre os países proporciona o contato com boas práticas que podem ser replicadas. Também serve como ensinamento e alerta sobre possíveis problemas que deverão ser enfrentados na busca de uma administração pública mais eficiente e efetiva.

Constante aperfeiçoamento

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a atividade de controle, seja ele interno ou externo, tem por natureza a necessidade de um constante aperfeiçoamento, considerando as novas técnicas e ferramentas que surgem na avaliação da gestão pública.

“O intercâmbio de experiência entre os órgãos dos diversos países é um vetor desse desenvolvimento da atividade”, afirma.

Dessa forma, segundo o professor, espera-se que a Corte de Contas brasileira possa adquirir novas técnicas de avaliação para aperfeiçoar ainda mais a atividade de controle, auxiliando, inclusive, os tribunais de contas dos estados e municípios em seu desenvolvimento.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *