Governo acredita que investimentos em infraestrutura serão maiores em 2019

Os investimentos em infraestrutura no Brasil devem ter uma boa retomada a partir de 2019, após a definição dos novos governadores e do presidente da República. Especialistas consultados pelo jornal DCI, contudo, avaliam que o cenário neste ano será melhor que em 2017. A estimativa é que os aportes na área tenham alcançado 1,69% do Produto Interno Bruto – PIB projetado neste ano, cerca de R$ 6,5 trilhões, o que representaria uma redução de 10% com relação aos recursos investidos em 2016.

As concessões do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI também já começam a ajudar no crescimento dos aportes. Os especialistas também avaliaram que o recente rebaixamento do Brasil pela Standard & Poor’s, no dia 11 de janeiro, deve prejudicar, mas não tanto, os investimentos no setor de infraestrutura – que tem retornos esperados em longo prazo.

Há ainda a expectativa de que as renegociações, já em andamento, dos contratos de concessões ferroviárias envolvendo a Vale, a Rumo, a VLI e a MRS tenham sucesso neste ano.

Boas expectativas

Existe uma boa expectativa para que, em 2018, os projetos de concessões e parcerias público-privadas deslanchem no setor de saneamento básico e resíduos sólidos, principalmente nos governos municipais.

Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, como 2018 é ano de eleições, a expectativa é que haja publicação de novos editais para o início de 2019.

“Os projetos devem ser concluídos e ficar em stand-by para serem lançados no próximo ano, após as incertezas terem sido dirimidas”, afirma.

Para o professor, se alguém ainda tem dúvida do sucesso do setor de infraestrutura, os dados mostram o imenso potencial do segmento: para 2018, há 75 projetos previstos em todo o País, dos quais 55 estão em fase de elaboração de estudos, nove em fase de consulta pública e 11 em fase de análise prévia pelo Tribunal de Contas da União – TCU.

“A previsão de investimentos é de R$ 132,7 bilhões, e, dos 75 projetos, 55 se referem ao segmento de transportes”, ressalta Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *