Governo lança nova central de atendimento de compras públicas

Desde o dia 1º de janeiro de 2018 está em funcionamento a nova Central de Atendimento dos Sistemas de Compras Governamentais, fruto de contratação realizada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão com o objetivo de modernizar o serviço prestado, zelando pela eficácia, eficiência e qualidade do atendimento. Apesar da instalação, o sistema ainda está em período de estabilização, e a pasta pede a compreensão dos usuários nas próximas semanas.

A partir de agora, todos os contatos relacionados a dúvidas e esclarecimentos, problemas, indisponibilidades, necessidades de alterações serão canalizados no novo serviço. Dessa forma, todos os usuários deverão entrar em contato diretamente com a Central, e não mais com os servidores das áreas gestoras que gerenciam os sistemas de compras. Caso seja necessária uma ação do gestor, a Central encaminhará os chamados para ele, em fluxos e processos definidos.

Desse modo, de acordo com o Ministério, o objetivo é gerar um modelo de serviço confiável e efetivo, de tal forma que os usuários se sintam satisfeitos com os tratamentos e encaminhamentos realizados.

Canal com usuário

Conforme o advogado Murilo Jacoby Fernandes, recomenda-se a utilização dessa plataforma como principal meio de contato e registro.

“Em breve serão disponibilizadas novas plataformas de atendimento, como aplicativo mobile de atendimento, chat humano e robotizado integrado ao portal de compras, atendimento audível humanizado, entre outros”, afirma.

Segundo o advogado, vale destacar que as compras públicas são realizadas por meio de licitação, que é o procedimento administrativo formal em que a Administração Pública convoca, por meio de condições estabelecidas em ato próprio, empresas interessadas na apresentação de propostas para o oferecimento de bens e serviços.

“Por isso é tão importante que o Governo tenha um canal de comunicação com os usuários”, observa Murilo Jacoby Fernandes.

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