CGU e Alliance criam aplicativo para promover integridade nos órgãos

O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União – CGU e a Alliance for Integrity lançarão amanhã, 12 de junho, a versão para o setor público da ferramenta digital TheIntegrityApp. Criado com o propósito de estimular o fortalecimento de práticas de integridade, o aplicativo se baseia no mecanismo de autoavaliação para que as instituições identifiquem como estão em relação a essas práticas.

Conforme o Ministério da Transparência, a ferramenta foi criada com o propósito de estimular o fortalecimento de práticas de integridade.

“Os órgãos públicos deverão responder a um questionário de 25 perguntas, cuja pontuação vai de 0 a 100. De acordo com os resultados, as instituições recebem indicações de conteúdos que mostram como implementar e aprimorar suas práticas de integridade”, informa o Ministério.

O lançamento do aplicativo ocorrerá em Brasília, no auditório da CGU, a partir das 11h.

Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o desenvolvimento do aplicativo para o setor público é mais um passo rumo à gestão da integridade dos órgãos públicos.

“O Tribunal de Contas da União – TCU, também por meio de formulários encaminhados aos órgãos e entidades públicas, avalia regularmente a implementação de políticas de governança e integridade do setor público brasileiro”, afirma.

Versão para o setor privado

De acordo com o professor, o aplicativo já possui uma versão para o setor privado, lançado em novembro do ano passado, para empresas que busquem instituir políticas de integridade em suas organizações, cada vez mais necessárias para a boa gestão dos negócios.

Nosso escritório tem como uma das áreas de atuação o foco em Compliance e Gestão de Risco para empresas privadas e públicas. A implementação e a manutenção de uma cultura empresarial de honestidade e transparência, acompanhada de controles internos e externos, políticas e diretrizes do negócio, auxiliam na segurança e na eficiência da atividade empresarial.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *