Destaques da nova Lei de Licitações podem ser votados nesta semana

Nesta semana, a Câmara dos Deputados poderá finalizar a votação do projeto da nova Lei de Licitações – PL nº 1292/1995, PL nº 6814/2017 e apensados –, que moderniza dispositivos sobre as compras públicas na União, estados e municípios. O Plenário precisa votar os destaques apresentados ao parecer do deputado Augusto Coutinho (Solidariedade/PE), cujo texto-base foi aprovado no dia 25 de junho.

Uma novidade no relatório de Coutinho é a possibilidade de o poder público optar pela continuidade de um contrato mesmo após constatada irregularidade na licitação ou na execução contratual. O objetivo é evitar a paralisação de obra ou serviço, o que prejudicaria o atendimento à população. A empresa envolvida na irregularidade teria que arcar com indenização por perdas e danos, assumindo o risco de ser penalizada e ter a responsabilidade apurada.

Constam na pauta também duas medidas provisórias que podem ser apreciadas. A MP nº 876/2019 prevê o registro automático de atos constitutivos de empresas, de suas alterações e extinções nas juntas comerciais independentemente de autorização governamental. A segunda MP é a 878/2019, que prorroga até 28 de junho deste ano, contratos temporários de pessoal no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

Segundo o advogado e professor de Direito Murilo Jacoby Fernandes, por estar perto do recesso dos parlamentares, as votações prioritárias começam a ganhar fôlego no Congresso Nacional. “Nas comissões, não há como negar que a Reforma da Previdência é o assunto do momento e esta semana será decisiva para se saber se os estados e municípios vão integrar a proposta”, analisa.

No Plenário, a Lei de Licitações figura como a principal pauta, já que o texto-base foi aprovado pelos parlamentares, exigindo apenas a análise dos destaques à matéria. “Na semana passada, os parlamentares adiaram a análise da nova Lei de Licitações em razão das necessárias votações de projetos que impactam as condições da população de Brumadinho. A expectativa para essa semana ainda é baixa. Vamos continuar acompanhando para trazer, em primeira mão, as principais novidades à rotina do gestor”, observa Murilo Jacoby.

Quadro comparativo

Como é atualmente

Redação do substitutivo do Dep. Augusto Coutinho

Consolidação das leis

Leis que versam sobre licitações e contratos:

Lei nº 8.666/1993
– Lei de Licitações;
Decreto nº 3.555/2000 – Decreto do Pregão;
Lei nº 10.520/2002 – Lei do Pregão;
Decreto nº 7.892/2013 – Regulamenta o Sistema de Registro de Preços – SRP;
Lei nº 12.462/2011 – Regime Diferenciado de Contratações – RDC
Lei Complementar nº 123/2006 – Lei da Micro e Pequena Empresa;
Lei nº 13.303/2016 – Lei de Responsabilidade das Empresas Estatais.

A Nova Lei de Licitações consolida as seguintes leis e decretos:

Lei nº 8.666/1993 – Lei de Licitações;
Lei nº 10.520/2002 – Lei do Pregão;
Decreto nº 7.892/2013 – Regulamenta o Sistema de Registro de Preços – SRP;

Decreto nº 7.893/2013 – Regulamenta a pesquisa de preços para Obras e Serviços de Engenharia;
Lei nº 12.462/2011 – Regime Diferenciado de Contratações – RDC

O projeto não altera as seguintes leis:

Lei Complementar nº 123/2006 – Lei da Micro e Pequena Empresa;
Lei nº 13.303/2016 – Lei de Responsabilidade das Empresas Estatais.

Modalidades de licitação

Lei nº 8.666/1993:
I – concorrência;

II – tomada de preços;

III – convite;

IV – concurso;

V – leilão.

Lei nº 10.520/2002:

VI – Pregão (presencial e eletrônico)

Lei nº 12.462/2014

VII – Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC
Modos de disputa aberto, fechado e combinado

PL 1292/95:

I – concorrência;

III – concurso;

IV – leilão;

V– pregão;

VI – diálogo competitivo.

Deixam de existir o “convite” e a “tomada de preços”, que praticamente já não era utilizada. As regras criadas pelo RDC passam a ser englobadas pelo pregão e incluídas nesta norma geral.

As modalidades pregão e concorrência ficam com procedimentos iguais (vide Modo de disputa).

A principal novidade fica por conta do diálogo competitivo, uma modalidade inédita que permite ao gestor “conversar” com potenciais interessados. Convoca-se vários particulares para apresentar ideias e auxiliar na identificação da melhor solução. Após a escolha da melhor, solicita-se o preço de cada licitante.

Redação Brasil News

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