Funasa disponibiliza recursos financeiros para gestão de resíduos sólidos

Como forma de auxiliar os estados na efetivação dos planos de gestão de resíduos sólidos, a Fundação Nacional da Saúde – Funasa instituiu o Programa de Resíduos Sólidos Urbanos por meio da Portaria nº 1.035/2017. O objetivo é melhorar as condições de saúde da população, com a implantação de projetos de coleta, transporte, destinação e disposição final adequada de resíduos sólidos. Ou seja, a Funasa disponibiliza recursos financeiros para que os municípios possam cumprir as suas metas.

Assim, a portaria estabelece os critérios e os procedimentos básicos para aplicação de recursos orçamentários e financeiros do Programa. A norma prevê que os proponentes deverão formular suas propostas por meio de carta-consulta levando em consideração as condições específicas exigidas, para a ação de gerenciamento de resíduos sólidos, passível de transferência de recursos. Estão detalhados no texto os critérios de elegibilidade e prioridade.

A portaria estabelece que a inscrição das propostas deve ser realizada pelo portal da Funasa e o prazo é de 15 dias corridos, a contar da data de hoje, podendo ser prorrogado por igual período. Após esse prazo, a Funasa terá 60 dias para publicar o resultado preliminar contendo os municípios classificados que passarão por análise dos pleitos pela área técnica das Superintendências Estaduais da Funasa.

O normativo, porém, ressalva que o atendimento dos pleitos estará condicionado à disponibilidade e à programação orçamentária, sendo que a Funasa poderá, a seu critério, solicitar alterações nos valores das propostas. O resultado da seleção terá validade de dois anos.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS foi instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e representa um marco na gestão integrada e no gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil. A norma contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a política tem como premissas soluções integradas para a coleta seletiva, a recuperação, a reciclagem, a destinação e disposição final dos resíduos sólidos urbanos. Entre os instrumentos previstos na lei para a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, figuram os planos de resíduos sólidos.

Nos termos previstos pela lei, a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é condição para os municípios e os estados terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade”, explica Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *