Roberto Kalil Filho alerta : “Estilo de vida pode ser ameaça à saúde”

Segundo Roberto Kalil Filho, o segredo de uma pessoa saudável são os bons hábitos. As rotinas, os hábitos, os padrões de consumo, a comida preferida, o transporte do dia-a-dia, a maneira de se relacionar com as pessoa. É o cotidiano que define se uma pessoa é ou não saudável.

“O estilo de vida pode ser a maior ameaça à saúde na atualidade. A maioria das pessoas não se exercita e lida com estresse constante no dia-a-dia. Não se preocupa com a saúde”, alerta o cardiologista Roberto Kalil Filho, diretor do Instituto do Coração (InCor) de São Paulo.

As principais medidas para mudar o estilo de vida são dicas simples: exercícios regulares, dieta equilibrada em nutrientes, não fumar, não usar drogas e não ingerir álcool em excesso. Saúde preventiva, controle do peso, controle do percentual de gordura também são grandes aliados da vida saudável.

Doenças cardiovasculares x estilo de vida

A medicina já comprovou que existe uma associação direta entre doenças cardiovasculares e o estilo de vida. Ataques cardíacos, infartos do miocárdio e derrames cerebrais tem relação íntima com obesidade, tabagismo, colesterol desregulado, sedentarismo, diabetes e hipertensão.

Uma das pesquisas mais conhecidas no mundo científico, o Interheart mostra que doença cardiovascular é a causa primeira de morte no mundo. De acordo com o estudo os fatores de risco clásicos são tabagismo, hipertensão, dislipidemia e obesidade abdominal.

A boa notícia é que modificações simples no estilo de vida têm enorme eficiência para prevenir mortes e doenças cardiovasculares, entre elas, o temido infarto do miocárdio. Trocar elevador por escadas, preparar a marmita com dieta saudável, trocar o carro por caminhadas são iniciativas simples que podem garantir a longevidade da população.

As doenças cardiovasculares são silenciosas e muito difíceis de serem identificadas, explica Kalil “Principal solução é mesmo a prevenção”, diz o cardiologista.

Quem é o Dr. Roberto Kalil Filho ?

Roberto Kalil Filho é diretor da cardiologia do Hospital Sírio Libanês e professor titular da Faculdade de Medicina da USP.

Ficou conhecido por trazer para o Brasil a técnica da ressonância cardíaca para o Brasil. Foi eleito uma das personalidades mais influentes do país pela revista Época.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

2 thoughts on “Roberto Kalil Filho alerta : “Estilo de vida pode ser ameaça à saúde”

  • 03/03/2017 em 06:22
    Permalink

    Concordo que o estilo de vida está diretamente ligado a nossa saúde, porém com a vida agitada fica muito difícil cuidar de tantos pontos: comprar tal tipo de comida, conseguir tempo para se exercitar e etc. Apesar de o artigo citar medidas simples para se manter saudável, nem sempre é possível encaixa-lo em nossas rotinas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *