Carlos Augusto Montenegro : a trajetória do homem por trás do Ibope

Lições retiradas da história de Carlos Augusto Montenegro, o líder que também comandou o Botafogo

Quando falamos em liderança, alguns nomes logo vêm à mente. Esse é o caso de Carlos Augusto Montenegro, presidente do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), uma das maiores organizações de pesquisa de mercado da América Latina.

Montenegro nasceu em 28 de janeiro de 1954 no Rio de Janeiro. Em 1977, se tornou um economista brasileiro pela Universidade Gama Filho. Foi nessa mesma década que ele começou a fazer parte do Ibope, onde hoje ocupa o cargo de presidência.

No entanto, a história de Carlos Montenegro também remete a um dos clubes de futebol mais antigos do Brasil. No início dos anos 1990, ele foi presidente do Botafogo, agremiação poliesportiva carioca considerada uma das principais do país.

A trajetória de Montenegro permite visualizar um líder de destaque em duas grandes organizações de território nacional. Como economista e empresário, ele conquistou alguns avanços importantes por onde passou.

O comando do Botafogo

Carlos Augusto Montenegro foi presidente do Botafogo entre os anos 1994 e 1996. Por mais que seja uma passagem curta pelo clube, ele alcançou o título de campeão brasileiro de 1995 e conseguiu a sede social do Botafogo de volta, Estádio General Severiano.

Há quem diga que o clube precisava de uma nova era. Afinal, as maiores conquistas vieram principalmente das décadas de 1950 e 1960, sob o comando dos antigos presidentes Carlito Rocha, Ney Cidade Palmeiro e Altemar Dutra de Castilho.

Dessa forma, Carlos Augusto Montenegro fez história no Clube. Em uma temporada, duas grandes vitórias foram alcançadas por meio da sua liderança. A sede social havia sido vendida anos antes, em 1976, pelo então ex-presidente Charles Macedo Borer.

Tomar uma sede de volta e vencer o Campeonato Brasileiro vieram como resultados de um trabalho eficaz e coerente com a equipe. Mas a contribuição de Montenegro com o clube não para por aí…

Carlos Augusto Montenegro nos bastidores

No ano de 2005, Carlos Augusto Montenegro assume papel de consultor da presidência do Botafogo. Em seu cargo, ele auxiliou Bebeto de Freitas, presidente do clube na época, a classificar o time para a disputa da Copa Sul-Americana de 2006.

Além disso, o clube levou o título de Campeão Carioca de 2006 também. No entanto, no ano seguinte Montenegro se desligou temporariamente do Botafogo devido a desentendimentos com os jogadores acerca das derrotas do clube.

Questionado sobre o futuro do clube em 2014, Montenegro defendeu algumas ideias estratégicas. Criatividade para contratar novos jogadores, trabalho mais forte na base e redimensionar a comissão técnica foram algumas de suas posições.

Neste sentido, podemos ver a presença de um líder que se preocupa em gerar e avaliar resultados. Por esse e outros motivos, Carlos Augusto Montenegro é o presidente do mais importante instituto de pesquisas do Brasil.

Na frente do Ibope

Como presidente do Ibope, Montenegro tem sob o seu comando mais de 3.500 funcionários, quatro unidades de negócios e escritórios espalhados em 14 cidades do Brasil, 13 países da América Latina e nos Estados Unidos também.

A liderança de Carlos Augusto Montenegro mostra simplicidade e trabalho duro. Na exposição “Opinião – O que o Brasil acha do Brasil”, realizada em 2012 em São Paulo, o presidente se posiciona sobre parte do acervo de pesquisas do instituto.

O Ibope é feito de pessoas. Tanto as de dentro, que trabalham conosco, como as de fora, que respondem às pesquisas. Essa exposição foi feita no intuito de retribuir e agradecer o Brasil por esses 70 anos”, comenta Montenegro.

Sem dúvidas, a trajetória do homem por trás do Ibope nos faz refletir.

Um dos líderes mais influentes do Botafogo e atual líder do maior grupo de pesquisa de mercado da América Latina realmente sabe de negócios e estratégias como poucos.

Redação Brasil News

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