Sidney Guimarães Penna fala sobre as vantagens e desvantagens de comprar uma casa pronta x construir

Sidney Guimarães Penna comenta os lados positivos e negativos entre adquirir um imóvel pronto ou construir.

Conquistar a casa própria é o desejo de milhões de brasileiros. E para aqueles que estão em vias de realizar esse projeto, uma dúvida bastante comum é se vale mais a pena comprar ou construir. A resposta para esta questão depende de uma série de fatores e é bastante individual. Porém, o Grupo Buriti, um dos maiores empreendedores em desenvolvimento e planejamento urbanístico do Brasil, elencou alguns prós e contras que ajudarão os interessados a tomarem uma decisão mais assertiva.

Confira abaixo as dicas de Sidney Guimarães Penna

  1. Preço

Um dos primeiros e principais pontos que o interessado deve analisar é o valor disponível para investir e a partir desse levantamento é possível definir e procurar por imóveis ou terrenos que caibam no bolso. Comprar um lote/terreno sempre será mais barato que comprar uma casa pronta no mesmo bairro. Além disso, a pessoa tem a vantagem de construir uma casa a sua maneira, porém será um processo que levará mais tempo e paciência do proprietário. Já a casa pronta terá um preço maior por já ter suas etapas de construções finalizadas, mas ao comprar a casa pronta, o cidadão deve considerar se ela realmente está finalizada, pois há inúmeros casos em que o imóvel precisa de reformas ou acabamentos que acabam mudando os planos de quem gostaria de utiliza-lo rapidamente para fugir do aluguel. Outro ponto é como a construção está concluída e o comprador desconhece a qualidade dos materiais que foram utilizados, futuramente, isso pode acarretar em defeitos, necessidade de novas obras de engenharia ou até dependendo da falha estrutural a demolição e reconstrução do imóvel.

  1. Localização

O segundo passo para tomar uma decisão adequada é considerar a localização da futura casa, a vizinhança, a infraestrutura do bairro e a proximidade com hospitais, comércio, entre outros aspectos. Um bom lugar vai definir como será a vida dos moradores no futuro. Hoje em dia, bairros planejados são tendência e possuem um alto retorno do investimento, caso o proprietário decida vender algum dia. O aspecto primordial é a localização tanto na aquisição do lote/terreno como do imóvel pronto.

  1. Projeto

Uma das grandes vantagens de comprar um lote/terreno é poder realmente realizar a casa dos sonhos. Com a ajuda de um arquiteto e engenheiro, o proprietário pode detalhar todos seus desejos no projeto, pensando nas necessidades da família como cômodos, estilo de casa, vagas na garagem, entre outros. Além disso, construir tende a ser mais barato que uma casa comprada, se não houver imprevistos durante a obra. Também é um bom investimento patrimonial, desde que bem localizada e projetada, a valorização pode ser maior que a depreciação da construção. Já a casa pronta estará apta a receber os novos moradores logo após a sua aquisição, apesar do projeto arquitetônico dificilmente agradar em sua plenitude os novos residentes.

  1. Tempo

Realizar uma construção é uma tarefa que requer paciência e tempo, pois é preciso acompanhar toda a obra conjuntamente com o engenheiro ou arquiteto contratado. É fundamental para a qualidade das obras a contratação de profissionais gabaritados e que já possuam vasto acervo registrado de obras similares. Além disso, é possível conseguir reduções significativas de custos com o controle das compras de materiais e imprevistos com obra parada por falta de alguma entrega de material. No caso da aquisição da casa pronta, dificilmente, alguém compra um imóvel construído que não seja necessário fazer pelo menos uma ou duas obras de reparo e reforma.

  1. Burocracia e legalidade

A questão da documentação do imóvel comprado pode ser outro problema, pois grande parte das construções, principalmente no interior dos estados, não possuem registro da obra no cartório e muitas vezes nem emissão do habite-se. Além das burocracias que envolvem todo o processo, especialmente quando o imóvel tem dívidas, hipotecas, ou mesmo aqueles que têm mais de um proprietário ou são parte de um inventário, os encargos de escrituração ficam totalmente para o comprador e não costumam ser baratos. No caso do terreno é importantíssimo checar se não há nenhuma pendência do lote/terreno junto ao Cartório de Registro de Imóveis que não esteja prevista no contrato de compra e venda. É preciso visitar o perímetro do lote/terreno e conferir no contrato de compra e venda as informações repassadas pelo corretor: metragem, localização, forma de pagamento, correção monetária, taxa de juros, formulas de cálculo, entre outros aspectos.

No fim, a decisão de compra é bastante subjetiva, alguns optam pelo tempo e outros pelo projeto. O importante é planejar, pois a casa própria é a realização de um sonho para muitos e requer bastante empenho e estudo para que a decisão tomada seja precisa, finaliza Sidney Guimarães Penna.

Sobre o Grupo Buriti

O Grupo Buriti é um dos maiores empreendedores em desenvolvimento e planejamento urbanístico do Brasil. Referência nacional de oportunidade, inovação, solidez, qualidade e credibilidade. Criado em 2003 na cidade de Redenção, no Sul do Pará, o grupo está presente em 39 cidades de 10 estados brasileiros. Já lançou mais de 137 mil lotes/terrenos e emprega diretamente mais de 1.000 colaboradores, sendo responsável também pela geração de centenas de empregos indiretos.

Para mais informações, acesse o site: www.buritiempreendimentos.com.br

Siga o Grupo Buriti no Facebook, Instagram e Youtube

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *