Fraude na Caixa Econômica Federal : Polícia Federal age em rombo que já atinge Milhões de reais

A Polícia Federal (PF) lançou uma operação na manhã de terça-feira (28) contra um grupo considerado responsável pela fraude de mais de R$ 4,5 milhões em contas bancárias da Caixa Econômica Federal em novembro de 2022 – Operação acesso restrito.

As investigações começaram após informações passadas ao Centro de Segurança Nacional da Caixa Econômica e levaram à prisão de todos os suspeitos, que utilizaram acesso privilegiado e desviaram valores de contas sociais digitais da Caixa, onde foram indevidamente retiradas.

Os indivíduos, os alvos dos mandados, prestaram serviços de TI a agências na área metropolitana do Rio de Janeiro e aproveitaram suas credenciais de tráfego e acesso para obter acessos privilegiados de uso restrito. As pessoas roubaram informações que usaram como parte de esquemas, os quais serviram para possibilitar saques indevidos pelos criminosos.

Os investigadores também identificaram um hacker como coautor do crime,mas ele está foragido. De acordo com a Polícia Federal, ele também estaria envolvido em outros ataques cibernéticos a contas bancárias.

Caixa Econômica Federal

A Polícia Federal está cumprindo um mandado de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Miguel Couto e Nova Iguaçu (RJ), nos bairros de Jacarepaguá, em Nova Iguaçu (RJ) e Icaraí, em Niterói (RJ).

Um mandado de busca foi executado pela Força Tarefa Tentáculos, com parceria com a Coordenação de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas (CBAN), da recém criada Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal e da Polícia Federal do Rio de Janeiro.

Esta operação resultou em crimes que, juntos, podem culminar em prisões de mais de 30 anos: peculato, violação de sigilo, invasão de dispositivo informático e furto.

A força-tarefa TENTÁCULOS de repressão a fraudes bancárias eletrônicas é é coordenada pela Polícia Federal com a cooperação das instituições bancárias aderentes ao Acordo de Cooperação Técnica firmando com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

Se você quiser receber notícias como essa direto no seu e-mail, se increve no botão abaixo!

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *