Mundo

Cientista desenvolve técnica para detectar câncer antes de sintomas aparecerem

A cientista brasiliense Priscila Kosaka, de 35 anos, membro do Instituto de Microelectrónica de Madrid há seis anos, criou uma técnica para detecção de câncer que dispensa biópsias e que consegue identificar a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas.

O resultado da experiência está ligado a um nanosensor com sensibilidade 10 mihões de vezes maior que a dos métodos dos exames tradicionais em amostras de sangue dos pacientes. Possivelmente, o produto estará no mercado em até dez anos.

Segundo a pesquisadora, o sensor é “trampolim muito pequenininho” com anticorpos na superfície. Quando o aparelho entra contato com uma amostra de sangue de uma pessoa com câncer, ele “captura” a partícula diferente e fica mais pesado.

Outras estruturas relacionadas à técnica faziam ainda as partículas do aparelho mudarem de cor, o que indica que o paciente pode ter um tumor maligno. A margem de erro, segundo Priscila, é de 2 a cada 10 mil casos.

Atualmente não existe nenhuma técnica que permita a detecção de moléculas que estão em concentrações muito baixas e que coexistam com mais de 10 mil espécies de proteínas numa única bioamostra”, explica a cientista.

Hoje, nenhuma técnica é capaz de encontrar a ‘agulha no palheiro’. Portanto, existe uma necessidade de tecnologias capazes de registrar moléculas individuais na presença de outras moléculas muito mais abundantes. E o nanosensor que desenvolvi é capaz de fazer isso”, completa.

Pesquisadora comemora

Segundo a cientista, bacharel em química pela Universidade de Brasília (UnB), entre os benefícios da técnica desenvolvida está o fato de que a identificação pode ocorrer dispensando a biópsia. Porém, destaca Priscila, é necessário que o sensor passe por novas fases de teste. Além disso, ela precisará de financiamento para completar a fase de pesquisas. Um dos objetivos é que o sensor tenha um custo acessível e assim possa ser adotado amplamente pela população.

[Estou] Muito feliz, amo o que faço. Consegui um resultado que parecia apenas um sonho há quase seis anos. O que me motivou? Conseguir proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Quero que o diagnóstico precoce do câncer seja uma realidade em alguns anos”, salienta a pesquisa. “Trabalho em busca de um resultado como esse desde o meu primeiro dia no Bionanomechanics Lab.”

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News
Tags: câncer

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

4 semanas ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago