OMS : 93% das crianças respiram poluição acima do recomendável

Aproximadamente 93% das crianças e adolescentes respiram ar com nível de partículas finais acima do que é recomendável para a saúde. A informação é de um relatório, divulgado hoje (29), pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na Ásia e África (e países de baixa renda), a situação é ainda mais drástica.  

O relatório antecede a realização da Primeira Conferência Global da Organização Mundial de Saúde sobre Poluição do Ar e Saúde, que terá início amanhã na Suíça. O tema do encontro, neste ano, é “Melhoria da Qualidade do Ar, Combate às Mudanças Climáticas”.

Nos países com baixa e média renda, 98% dos menores de cinco anos são expostos a níveis maiores do que é recomendado para a saúde, enquanto nos países de renda elevada, o percentual é de 52%.

Na África e no Mediterrâneo Oriental, 100% das crianças com menos de cinco anos estão expostas a níveis acima do recomendável. Já o Brasil expõe 87% delas. 

*Mortes*

Além da poluição das grandes cidades, as crianças, na maior parte das vezes, estão expostas a partículas vindas de dentro de suas próprias casas, provocadas pela queima de combustíveis como carvão e querosene.

Cerca de 3 bilhões de pessoas ainda dependem de combustíveis e equipamentos poluentes para cozinhar e se aquecer no mundo. 

A organização estima que essa exposição gerou, no mínimo, 3,8 milhões de mortes prematuras em todo o mundo, o que supera a mortalidade causada por malária, tuberculose e Aids combinadas. Desses óbitos, 400 mil atingiram menores de 5 anos.

No Brasil, a OMS estima que 50 mil pessoas morrem por ano de doenças relacionadas à poluição do ar. Quase 10% da população do país ainda queima madeira para cozinhar, o que contribui para a exposição à poluição.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

One thought on “OMS : 93% das crianças respiram poluição acima do recomendável

  • 02/10/2019 em 09:14
    Permalink

    A poluição do ar é um problema urgente. Às vezes digo à minha filha para não sair, apenas para não respirar esse ar sujo. Infelizmente, você nem sempre pode controlar seu filho. Com https://espiaoparacelular.com/ eu sempre sei onde meu filho está e digo para onde é melhor não ir.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *