Politica

Governo aprova cronograma para adequar estatutos sociais à Lei das Estatais

O Grupo Executivo da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da UniãoGE/CGPAR aprovou o cronograma para a adequação dos estatutos das empresas estatais à Lei de Responsabilidade das Estatais. O Grupo Banco do Brasil deverá convocar a assembleia até julho de 2017; o Grupo Petrobras, até setembro de 2017; o Grupo Eletrobras, até novembro de 2017; as empresas dependentes, até dezembro de 2017; e as demais empresas, até fevereiro de 2018.

Nas empresas dependentes de maior porte – receita igual ou superior a R$90 milhões, a instituição do Comitê de Auditoria deverá ser pautada, em assembleia geral até fevereiro de 2018. Já nas dependentes de menor porte – receita inferior a R$ 90 milhões –, o assunto deverá ser tratado até junho de 2018.

O grupo fixou, também, o prazo para adequar o número mínimo de membros dos conselhos de administração, conforme o estabelecido na nova legislação. Essa adequação deverá ocorrer até junho de 2018 nas empresas de maior porte e até junho de 2018 nas de menor porte. O Grupo Executivo aprovou ainda uma resolução que estabeleceu rodízio para titulares de áreas internas estratégicas nas empresas públicas federais. As decisões serão submetidas aos ministros do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Fazenda e da Casa Civil da Presidência da República, e poderão sofrer alterações.

Adequação das empresas à Lei de Responsabilidade das Estatais

Conforme o advogado Murilo Jacoby Fernandes, o Ministério do Planejamento está atuando ativamente para garantir que todas as empresas estatais consigam se adequar à Lei de Responsabilidade das Estatais. Nesta semana, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – Sest disponibilizou modelos de estatutos sociais para esses entes da Administração indireta.

Os estatutos servirão para que as empresas estabeleçam as regras de governança corporativa, práticas de gestão de riscos e de controle interno, entre outros mecanismos de transparência e de gestão previstos na lei”, observa Murilo Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago