País

Governo libera recursos para o município de Palmitos

Por meio da Portaria nº 75, o Ministério da Integração Nacional autorizou o empenho e a transferência de recursos para ações de Defesa Civil ao município de Palmitos, em Santa Catarina. O valor é de R$ 165.319,11 para a execução de obras de recuperação de danos causados por enxurradas. Os recursos financeiros serão empenhados a título de Transferência Obrigatória.

O Plano de Trabalho foi analisado e aprovado pela área competente, com cronograma de desembolso previsto para liberação do recurso em parcela única. Considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução das obras e serviços é de 365 dias. O proponente deverá apresentar prestação de contas final no prazo de 30 dias a partir do término da vigência.

Previsão de gastos

O advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes explica que o Congresso Nacional é responsável pela aprovação do Orçamento da União elaborado pelo Poder Executivo. Após o encaminhamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, cabe aos parlamentares analisar a previsão de gastos e aportes financeiros programados pelo Poder Executivo na execução das políticas públicas. Ocorrem, porém, situações em que não há como prever tais despesas ao se preparar a Lei Orçamentária.

Nestes casos, as limitações legais previstas precisam ser relativizadas para atender às situações imprevisíveis. Nesse sentido, a própria Constituição Federal prevê tal aporte, em que dispõe que a abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública”, esclarece.

Segundo o professor, o ordenamento jurídico trata no Decreto nº 7.257/2010, sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil – Sindec e sobre o reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública. A norma prevê que o Poder Executivo federal apoiará, de forma complementar, os estados, o Distrito Federal e os municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, provocados por desastres.

Nestes casos, é preciso que o Poder Executivo do estado, do Distrito Federal ou do município encaminhe um requerimento solicitando o reconhecimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública pelo Poder Executivo Federal”, observa Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago