País

Para TRF3, condenação por crime de responsabilidade só pode ocorrer quando há dolo

A 11ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região entendeu, em decisão recente, que, para efeitos penais, para que haja condenação por crime de responsabilidade, conforme o Decreto Lei nº 201/1967, é necessário que o prefeito aja com plena consciência a respeito de sua conduta ou assuma o risco de praticá-la. A 11ª Turma absolveu um ex-prefeito de Paulínia/SP, em processo que apurava o delito de emprego de verbas públicas em desacordo com a destinação regulamentada.

De acordo com o relator do caso, desembargador José Lunardelli, mesmo sendo o ordenador das despesas do município, o então prefeito contava com um aparato administrativo e servidores capacitados a darem suporte às ordenações de despesas feitas por ele.

“Nada nas notas é de causar estranheza, dúvida ou espanto, de modo que o prefeito age com absoluta confiança de que os quadros técnicos elaboraram a nota de empenho e planejaram o gasto público sempre em termos juridicamente corretos. É claro que, se houvesse indicativos, haveria sentido em se exigir maiores esclarecimentos”, registrou Lunardelli em seu voto.

Ao absolver o prefeito, o desembargador Lunardelli considerou ainda que os valores de verbas alocadas em desacordo com a destinação específica foram pequenos, considerado o período imputado na denúncia e o montante recebido pelo município.

Apuração de responsabilidade

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a apuração de responsabilidade é uma das ações realizadas durante a atividade do controle interno. Diante do ato ilegal, compete à Administração Pública ordenar o retorno à legalidade, seja mediante convalidação – correção do erro – ou invalidação – anulação do ato.

Também é dever da Administração Pública apurar a responsabilidade de quem deu causa à prática do ato em contrariedade ao Direito. Para aqueles que apurarão a denúncia, isso deve ser feito de forma a se atingir a verdade dos fatos com o mínimo de dano àquele que foi denunciado”, esclarece Jacoby, que ministra curso junto ao CERS Online sobre Apuração de Responsabilidade.

Desse modo, segundo o professor, não pode a Administração Pública, sob o manto da supremacia do interesse público, realizar uma apuração que ataque a moralidade do agente a ponto de lesá-la. É preciso cautela nesse trabalho.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

View Comments

  • Justiça, justiça! Quantos Brasis temos aqui? Essa decisão não é exatamente oposta a do impeachment? A considerar essa como verdadeira, fica claríssimo o GOLPE!

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago