País

Justiça de MG manda indenizar paciente por infecção hospitalar

Em razão de uma grave infecção hospitalar após o parto da filha, uma mulher deverá receber indenização de R$ 50 mil da Casa de Saúde Imaculada Conceição, localizada em Patos de Minas/MG. Após o nascimento da filha por cesárea, a mulher sentiu fortes dores abdominais em razão de não ter sido realizada a lavagem intestinal recomendada. Mesmo com dores, ela recebeu alta por parte da equipe médica.

Na semana seguinte, teve que retornar ao hospital porque o desconforto não passava. Após realizar uma radiografia, a mulher foi submetida a uma cirurgia no intestino e, por ter ficado em estado grave, foi encaminhada à Unidade de Tratamento Intensivo – UTI. A situação piorou e a mãe precisou de auxílio de aparelhos para respirar. Foi quando os médicos constataram infecção generalizada, um quadro em que só tinha 5% de chance de sobreviver. Ela precisou ser transferida para Belo Horizonte, capital mineira, e passou por diversas cirurgias, precisando retirar o útero e o apêndice infecionados.

Em sua defesa, o hospital alegou que a infecção adquirida pela paciente era oriunda da flora bacteriana e que não houve falha da equipe médica na prestação do serviço. Mas a decisão em primeira instância determinou ao hospital pagar R$ 30 mil por danos morais. As partes recorreram da decisão e o relator, Mota e Silva, acolheu o pedido da mulher para que o valor fosse aumentado.

De acordo com o relator, “a retirada do útero da paciente com 25 anos acarreta-lhe transtornos e abalos psicológicos sérios, os quais devem ser indenizados”, afirmou.

Investimento em qualificação

Diante do caso, o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes explica que os hospitais são obrigados a manter um programa de controle de infecções, mas a verdade é que poucos possuem equipe especializada para tal atividade.

“Além disso, falta controle e humanização no trato da vida humana, o que resulta em péssimos atendimentos. Sabemos que os gestores da área de saúde têm de fazer malabarismos com o orçamento, quase sempre muito restrito, mas é preciso endurecer a fiscalização e investir na qualificação das equipes técnicas!, observa Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago