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Senadores aprovam projeto que regulamenta transporte por aplicativo

O Senado Federal aprovou ontem, 31, o projeto que regulamenta os serviços de transporte que usam aplicativos, como Uber, Cabify e 99. A votação teve 46 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção. O relator de Plenário, senador Eduardo Lopes (PRB/RJ), acatou três das 20 emendas apresentadas. Como houve alteração, o PLC nº 28/2017 volta para análise da Câmara dos Deputados.

Os senadores retiraram a exigência de uso da placa vermelha, semelhante à que os taxistas usam, e a obrigatoriedade de que os motoristas sejam proprietários dos veículos que utilizarem para a comercialização do serviço. Também foi aprovada emenda que atribui ao município apenas a competência para fiscalizar o serviço dos aplicativos – no texto original, a prefeitura poderia ou não autorizar o exercício da atividade.

O texto ainda estabelece que os motoristas devem possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B – automóvel, caminhonete, utilitário – ou superior; inscrição como contribuinte individual no Instituo Nacional de Seguridade Social – INSS; e contratação de seguros de Acidentes Pessoais a Passageiros e Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres – DPVAT.

Impacto na gestão pública

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o projeto é de interesse social, mas tem impacto na gestão pública. Afinal, muitos órgãos já adotaram o sistema de transporte por aplicativos como uma alternativa para reduzir gastos com carros oficiais, contratação de motoristas, manutenção, entre outros.

O próprio Tribunal de Contas da União já se manifestou favoravelmente a respeito desse tipo de contratação por entender que há vantajosidade na iniciativa. No processo julgado em 14 de junho, o Plenário do TCU entendeu que houve restrição indevida à competitividade em pregão realizado pelo Ministério do Planejamento para serviços de transporte por táxi, que excluía serviços como Uber, Cabify e similares. Com a regulamentação em nível federal, a expectativa é de que essa modalidade de transporte urbano se expanda também para médios e pequenos municípios, beneficiando toda a sociedade brasileira”, ressalta Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

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  • Meu pai é taxista aposentado,mas defende a livre concorrência,todos deviam pensar assim.

  • Uso táxi o Uber,a questão é a praticidade e preço que são levados em conta.

  • É impressionante como Senado Federal não dá a mínima para a população ao legislar. Transporte por aplicativo é uma alternativa para grande parte dos brasileiros que estão insatisfeitos com as péssimas condições do transporte público.

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Redação Brasil News

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