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Inteligência Artificial é usada em atendimento das compras públicas federais

Entrou em funcionamento nesta semana um novo assistente virtual para compras públicas: Logística com Inteligência Artificial – LIA, que auxilia empresários que fornecem bens e serviços ao Executivo federal, pregoeiros, servidores públicos e cidadãos. A ferramenta está disponível desde terça-feira, 19, e permite a comunicação com o usuário por intermédio de um chatbot – serviço de conversa e interação online por aplicativo de mensagens.

Segundo o Ministério da Economia, um dos diferenciais da LIA é a capacidade de entender o que o usuário quer e de aprender com ele. Isto não ocorre em outros chatbots, que são baseados em regras e respondem a partir de palavras-chaves previamente cadastradas. “A inteligência artificial da LIA abre uma nova era nos processos de contratações públicas”, afirmou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, durante o lançamento da ferramenta, realizada no 14º Congresso Brasileiro de Pregoeiros.

A LIA pode ser acessada na página inicial do Portal de Compras Governamentais e é representada por um carrinho de supermercado estilizado, localizado no canto direito inferior da página. Atualmente, a ferramenta é capaz de resolver assuntos relacionados ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – Sicaf 100% Digital; Gestão de Atas; e Termo de Adesão. Em breve, novos conhecimentos serão adicionados, aprimorando ainda mais a experiência dos usuários do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – Siasg.

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a alimentação de informações e o desenvolvimento das funcionalidades depende do feedback dos usuários, a fim de verificar se o comportamento do sistema está de acordo com o esperado. “Assim, a colaboração de todos os usuários é muito importante para a melhoria gradativa da ferramenta. Este é mais um dos vários exemplos de uso positivo da tecnologia da informação, propiciando ganhos e eficiência para a Administração e para o usuário dos serviços públicos”, defende Jacoy.

O que é chatbot?

Os chatbots são softwares que simulam a interação humana e são capazes de conversar com usuários no mundo virtual, nas redes sociais, por exemplo. Eles ganharam popularidade nos últimos anos e têm sido usados por várias empresas para atender clientes, dar informações sobre serviços, vender produtos, entregar conteúdo, entre outras funções. Essas ferramentas usam inteligência artificial e estão cada vez mais aperfeiçoadas.

Redação Brasil News

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