País

Servidores têm até 1º de abril para entregar Plano Anual de Contratações

Está terminando o primeiro prazo para elaboração e entrega do Plano Anual de Contratações. Os servidores terão até o dia 1° de abril para incluir as possíveis licitações e contratações no sistema para que haja a aprovação pela autoridade máxima até o dia 30 de abril. A determinação é do Ministério da Economia, por meio da Instrução Normativa nº 01/2019.

No Plano Anual de Contratações também devem constar as prorrogações de contratos já em vigor. Após a entrega, a equipe responsável pelas contratações terá 15 dias para analisar as demandas e promover ações para esclarecer e/ou corrigir eventuais problemas. Deverá ser apresentado também um calendário contendo o cronograma dos procedimentos licitatórios. Quando tudo estiver concluído, o plano será remetido à autoridade responsável para aprovação, rejeição ou readequação.

Caso não siga o prazo estabelecido, o órgão público poderá ser penalizado e não ter as contratações atendidas. Será possível alterar o plano no decorrer do ano para adequá-lo ao orçamento ou alterar a quantidade de itens licitados. Tudo deverá ser documentado e publicado no site institucional do órgão, o qual deverá dar ampla publicidade ao material.

Compras programadas

Com isso, conforme explica o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o Plano Anual de Contratações é um instrumento de planejamento e governança criado para garantir mais efetividade nas licitações governamentais. “O objetivo é fazer com que o gestor se programe conforme as necessidades do órgão, evitando licitações incoerentes e contratações desnecessárias”, afirma.

De acordo com o professor, os empresários também são beneficiados porque conseguem se organizar com antecedência para participar de uma licitação do seu interesse. “Muitas licitações são lançadas com prazo muito curto, o que inviabiliza a participação de interessados. Participar de uma licitação exige planejamento, levantamento de custos e análise das possibilidades, de modo a garantir o integral cumprimento do contrato”, conclui Jacoby Fernandes.

Sobre esse assunto, recomendo ao leitor o vídeo no canal do professor Jacoby no Youtube.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago