Categories: Destaque

Em Brasília, Cunha volta a criticar atitudes do Governo Federal

Em encontro que reúne empresários de Brasília, na tarde de ontem, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou a criticar o governo de Dilma Rousseff. Questionado sobre as diferenças de agenda entre a Casa e o Palácio do Planalto, ele respondeu que “o parlamento pode ter todas as agendas possíveis, porque no fundo vai prevalecer aquilo que a maioria deseja”.

Para Cunha “quando se gente discute a retomada do crescimento econômico é porque todo mundo quer.  Quando você diz que não quer aumentar a carga tributária é porque ninguém aguenta mais aumento de carga tributária no país. O que eu tenho que fazer é: ou a economia cresce para que a arrecadação proporcional permita que eu possa aumentar as despesas em função do aumento da arrecadação ou eu tenho que diminuir as despesas. Não tem outra forma da gente tratar esse problema. O resto é querer cobrir ineficiência”, apontou.

O presidente da Câmara disse ainda que é difícil separar crise econômica de crise política. “Elas são duas crises que nascem e morrem juntas. Uma acaba realimentando a outra e uma acaba anulando a outra. Mas a prioridade é sempre resolver a crise política, porque a crise política te proporciona as condições políticas para enfrentar a econômica”.

Cunha também alfinetou o ajuste fiscal feito pelo Governo Federal. “É pífio”, disse. “E ele não tem nem relevância numérica no problema do cálculo do superávit”, criticou. “A crise política potencializa que você não tem capacidade de controle. Por isso que as duas vivem juntas e é muito importante, principalmente no momento que a gente está, restabelecer a confiança”, apontou o presidente da Câmara.

Cunha, no entanto, negou que suas diferenças de opinião com o Palácio do Planalto interfiram na relação com o Governo Federal. “Eu nunca tive dificuldade nenhuma de dialogar com quem quer que seja. E jamais terei dificuldade de manter qualquer tipo de diálogo para aquilo que está acontecendo que dependa da pauta por mim comandada ou que dependa da Casa por mim presidida”.

Questionado também sobre a tentativa de impeachment da presidente Dilma Rousseff, Cunha disse apenas que “o dia a dia vai acabar respondendo a todos pelos fatos exatos e pelas atividades políticas propriamente ditas”.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago