Destaque

TCU cria aplicativo para manifestação em tempo real do cidadão

O Tribunal de Contas da União — TCU lançou o aplicativo móvel #EuFiscalizo, disponível para smartphones e tablets. Pelo novo APP, o cidadão pode enviar para o TCU sua manifestação em tempo real, de onde estiver, e contribuir com a fiscalização dos recursos públicos provenientes da União. Depois de baixar o aplicativo, o cidadão poderá se cadastrar, entrar anônimo ou fazer autenticação pelo Facebook para ter acesso às funcionalidades.

Ao acessar a opção “Manifeste-se e faça a sua parte”, o cidadão poderá selecionar uma categoria, escrever um título e sua mensagem, bem como adicionar evidências por meio de fotos e arquivos em PDF. Após o envio, a pessoa acompanhará o andamento da sua mensagem, podendo, inclusive, adicionar mais evidências e informações.

Segundo o presidente do Tribunal, ministro Aroldo Cedraz, o aplicativo assegura um contato ainda mais próximo do TCU com o cidadão, estreita oportunidades de comunicação e inova no sentido de oferecer meios e instrumentos mais modernos de interatividade. “Com o aplicativo, o cidadão exerce o controle social e pode fazer isso de um modo muito prático e cômodo”, disse.

Ainda, pelo aplicativo, é possível acessar vídeos sobre fiscalizações já realizadas, tirar dúvidas frequentes sobre a atuação do TCU e visualizar mapa interativo que permite localizar a unidade do TCU mais próxima. Há a opção, ainda, de acessar informações separadas por categorias.

Iniciativa é interessante, mas deve ser eficaz

Para o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a iniciativa é bem interessante, pois estreita o relacionamento com o cidadão, que sempre deve estar informado. Dessa forma, além do aplicativo, o cidadão que deseja auxiliar o TCU na fiscalização dos recursos públicos, pode registrar comunicações de irregularidade e outras manifestações por meio da ouvidoria do Tribunal.

De acordo com o professor, o aplicativo é um instrumento da administração gerencial, pois permite que o cidadão seja ouvido acerca dos serviços prestados, com o objetivo de elevar o nível de excelência das atividades. “Não basta a instituição do aplicativo, é necessário que haja efetividade e que a Administração Pública se aproxime do cidadão”, conclui Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago