Destaque

Governo cria laboratório para inovar o setor público

O Governo Federal, visando acelerar o processo de inovação nas políticas públicas nas atividades administrativas e nos serviços públicos oferecidos ao cidadão, criou o Laboratório de Inovação em Governo – G.Nova. A iniciativa é do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Escola Nacional de Administração PúblicaEnap, onde funcionará o Laboratório.

O G.Nova foi criado para a incentivar a criatividade e a imersão de servidores e colaboradores no desenho de projetos. Serão oferecidas oficinas de cocriação – forma de inovação que acontece quando as pessoas de fora da empresa associam-se a um negócio ou produto para agregar valor -, além de grupos de trabalho e outras formas de parcerias voltadas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Estão previstas ações como estudos e pesquisas sobre restrições à inovação, avaliação de custos de impactos sociais de projetos de inovação, programa de capacitação para servidores em metodologias de inovação e a constituição de uma base de apoio à implementação de governo digital.

As capacitações contribuirão para a formação de servidores públicos aptos a tratar as grandes questões contemporâneas que impactam o governo federal e a repensar os meios pelos quais ele oferece seus serviços, a partir de uma visão voltada para a sociedade”, disse o diretor do Departamento de Modernização da Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Luis Felipe Monteiro.

Capacitação dos gestores

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a necessidade de capacitação do servidor público é algo fundamental para a prestação de serviço de qualidade.

“O Estado tem o dever de fomentar o desenvolvimento de competências dos agentes públicos, que muitas vezes assumem funções estando totalmente despreparados”, afirma.

Para o professor, a construção do G.Nova vai além, incentivando a criatividade para a implementação de soluções inovadoras. O projeto faz parte do pacote de medidas pactuadas no Memorando de Entendimento assinado em março de 2016 entre o Brasil e a Dinamarca.

“O objetivo, louvável, é desenvolver iniciativas para aumentar a eficiência e a transparência do serviço público. O governo dinamarquês dará apoio e suporte técnico a experiências que tornem a relação entre governo e sociedade mais eficiente”, observa Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago